É chegada a hora de dar adeus aos looks decotados e tecidos justíssimos das últimas temporadas. As passarelas internacionais trouxeram de volta uma tendência extremamente feminina e romântica, mas não necessariamente a mais democrática. Os babados surgiram em tops, vestidos, saias e até calças e, em sua maioria, em tons claros, como branco, rosa e off-white. O combo babado + tons suaves, no entanto, pode ser um pesadelo para quem não tem corpo de modelo.
As altas e magras tem mais facilidade para investir nas peças. “Elas podem aproveitar o volume para aumentar estrategicamente a silhueta na parte do corpo que desejam tornar mais evidente”, explica a consultora de moda, Karina Draczynski. Mas isso não significa que o babado é proibido para as mais cheinhas, basta saber usá-lo.
“Invista em peças com um babado médio a largo, como uma blusa com babado no decote horizontal, por exemplo. Eles evitam o aumento de silhueta nas mulheres com estatura média a alta, enquanto os babados menores são uma opção melhor para as baixinhas.”, ensina Karina. Outra dica é apostar em peças nas quais o babado seja um detalhe, dando um efeito mais sutil, mas se você quer investir pesado na tendência tome cuidado. “Peças com várias camadas ou mangas com babado em grande proporção devem ser usadas somente por pessoas altas”, alerta a consultora.
Braços grossos, quadris largos e seios voluptuosos ganham muito destaque quando o babado não é usado da maneira certa. “Para um look elegante, aposte nos tops ou ‘onepieces’ com apenas um detalhe em babado, seja no decote da peça na direção vertical, no punho da manga ou acompanhando a linha diagonal do colo”, explica Karina.