Brincos: um guia completo para aproveitar o melhor do acessório

Brincos: um guia completo para aproveitar o melhor do acessório

150 150 admin

Os brincos são certamente os acessórios mais usados pelas mulheres brasileiras. Eles são práticos e tem o poder de complementar o visual ou de apenas estar ali como um toque de feminilidade.

Usar brincos é um ato tão enraizado que há quem não saia de casa sem antes colocar um brinco, por mais simples que ele seja.

Os brincos estão disponíveis nos mais variados modelos, tamanhos e materiais. Para cada ocasião existe um tipo de brinco ideal.

Aqui você vai saber quais são os melhores brincos para cada tipo de rosto, conhecer os tipos de brincos disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada tipo de fecho, onde encontrar brincos bonitos para comprar na internet e muito mais! Confira.

O brinco ideal para cada tipo de rosto

Saber qual é o seu tipo de rosto e quais brincos podem valorizar mais o seu visual ajuda a compor uma produção bonita e que te deixará mais segura. Nenhuma dica é regra, mas na hora da dúvida é bom ter um caminho que te guiará e facilitará a produção. Conversamos com a designer Flávia Barros, responsável pela marca Flor Morena e expositora da feira O Mercado, que nos contou quais brincos são mais indicados para cada tipo de rosto.

Confira abaixo como identificar o seu tipo de rosto e dicas de melhores escolhas de brincos para o seu:

Rosto oval

brincos

 

O rosto oval é aquele em que a altura do rosto é 1,5 vezes maior que a largura. Segundo a designer, esse rosto é bem harmônico e fica bem com qualquer tipo de brinco, sem exceções.

Rosto Quadrado

brincos

 

O rosto quadrado apresenta testa, maçãs do rosto e maxilar com a mesma largura. Se a intenção for disfarçar a largura do queixo, a designer recomenda: “brincos médios e acima do queixo para evitar volume nessa região”. Quanto aos formatos: “em forma circular ou em linha reta sem pingente são as melhores opções”, finaliza Flávia.

Rosto Redondo

brincos

 

O rosto redondo apresenta a mesma largura e a mesma altura. Para esse tipo de rosto Flávia recomenda: “fica mais harmônico com brincos longos e finos com pingentes na ponta ou geométricos para alongar”, comenta. Já se a intenção for afinar “evite os circulares e volumosos próximos a orelha”, finaliza a designer.

Rosto triângulo invertido

brincos

Esse tipo de rosto apresenta testa larga e maxilar estreito. Para equilibrar o rosto e dar mais volume à parte inferior do rosto, a dica de Flávia é: “os brincos podem ser em qualquer formato, desde que o volume concentre-se próximo ao queixo”.

Rosto triangular

brincos

O rosto triangular é o que apresenta maxilar largo e testa estreita. Segundo Flávia, esse tipo de rosto fica ótimo com brincos pequenos e que concentrem o volume próximo à orelha.

Tamanhos e tipos de brincos

Existe uma infinidade de brincos disponíveis, desde os menores e discretos até os grandes e cheios de cores e brilhos. Apresentam também formatos e tipos variados. Aprenda abaixo qual a melhor forma de usar cada um deles:

Botão

brincos

 

Os brincos do tamanho botão são pequenos e discretos, muitas vezes usados no dia-a-dia. Nada impede, também, que sejam usados em ocasiões mais formais como festas e até mesmo pode ser o tamanho de brinco escolhido pela noiva em seu casamento. Não existe nenhuma restrição para usar esse tipo de brinco e fica harmônico em qualquer tipo de rosto.

Os brincos desse tamanho atribuem leveza e podem compor tanto produções mais discretas como servir para harmonizar uma produção que já contenha muitos elementos. As opções com pedras e brilhos são as melhores opções para ocasiões mais formais.

Médios

brincos

 

Os brincos desse tamanho reúnem o discreto e o chamativo. Tudo dependerá do material do brinco. Os com pedras, mais brilhos e com pingentes largos caem muito bem em festas e eventos, já os brincos em vidro ou resina são mais discretos para o dia-a-dia.

Os brincos médios apresentam o tamanho ideal para rostos triangulares, já que brincos muito grandes nesse tipo de rosto podem aumentar o maxilar. Um brinco médio com volume na região do lóbulo cumpre o papel de harmonizar o visual em rostos triangulares.

Longos

brincos

Esse tamanho de brinco permite a incorporação de vários materiais no mesmo brinco: diversas pedras, penas, franjas (de tecido ou metálicas), entre outros. O material sempre faz a diferença para saber em qual ocasião é mais apropriado. Os mais brilhosos ficam melhor durante a noite e atribuem mais sofisticação, já os brincos em materiais mais simples e sem brilho ficam bem durante o dia e situações mais informais.

Em rostos redondos os brincos longos e finos são a melhor escolha se a intenção for afiná-lo. Em rostos quadrados, comprimentos muito longos não são indicados pois podem aumentar o maxilar. Já em rostos do tipo triângulo invertido, brincos longos e com volume no maxilar são uma ótima escolha.

Maxi–brincos

brincos

 

Por ser longo e volumoso, esse tipo de brinco rouba toda a atenção para ele, sendo o principal dos acessórios: “os maxis não combinam com nenhum tipo de colar, o ideal é que o pescoço fique totalmente livre, para que eles não briguem, por isso, abuse das pulseiras”, comenta Flávia.

Ear cuff

brincos

Geralmente o par de brincos desse tipo é composto por um botão para uma das orelhas e do ear-cuff propriamente dito para a outra, causando um aspecto assimétrico na produção. Esse efeito assimétrico é moderno e fashion. Para a produção completa, a dica de Flávia é: “os Ear Cuffs podem combinar com cordões longos e finos, denotando uma produção mais despojada”.

Argolas

brincos

 

As argolas podem ser usadas em qualquer ocasião e combinadas com uma infinidade de acessórios. Deve-se considerar o tamanho da argola e se ela apresenta algum adereço. Com as menores e mais simples é possível investir em mais acessórios no look, já as maiores e ornamentadas, assim como os maxi-brincos, são o ponto principal dos acessórios.

Franjas

brincos

 

As franjas dos brincos podem ser metálicas ou de tecido. O brinco pode apresentar apenas franjas ou pode ser compostos por outros elementos, como as pedras. “As franjas são ultra femininas e possuem movimento natural que dão um toque de sensualidade durante o dia ou noite”, comenta Flávia. Esse tipo de brinco pode ser combinado com outros acessórios, lembrando sempre que quanto maior o brinco, menor devem ser os outros acessórios da produção.

Brincos de festa

brincos

 

Os brincos de festa são sofisticados, de boa qualidade e podem apresentar pedras e brilhos. Para acertar na composição do look, Flávia orienta: “o ideal é que seja harmônico com a roupa, desde a escolha da cor do metal até as pedras utilizadas”. É importante também dosar as proporções de brilho no look: “é válido equilibrar o brilho da roupa com o do brinco, escolhendo em qual deles carregar mais”, finaliza Flávia.

Causas de alergia a brinco e como resolver o problema

brincos

 

Vermelhidão, inchaço, prurido (coceira) e dores leves na região onde foi usado o brinco são alguns sintomas de alergia causada pelo acessório. A maior causa das alergias após e ao usar brincos é a presença do sulfato níquel, mas as alergias também podem ocorrer pela presença de outras substâncias: “os brincos podem ter tinturas, borracha e outros materiais que podem causar dermatites de contato alérgicas”, comenta o Prof. Dr. Maurício Domingues Ferreira, coordenador do curso em alergologia do IPEMED.

A única forma de saber se o brinco tem níquel ou outro componente que causa alergia, é perguntar os componentes do produto no momento da compra. Para ter certeza de qual é o componente que causa alergia é preciso consultar um especialista: “se o paciente tem história de lesões na orelha que sugiram de uma dermatite de contato alérgica, pode ser feito um teste de contato para identificar qual é o componente suspeito de causar alergia”, recomenda o alergologista.

Muitas pessoas não apresentam alergia ao níquel e podem usar brincos e outros acessórios com a substância sem nenhum problema: “apenas indivíduos predispostos geneticamente e expostos ao sulfato de níquel de um brinco, se tornam alérgicos”, comenta o alergologista. A única forma de evitar a alergia é evitar brincos que contenham níquel ou outra substância que cause alergia no indivíduo. Persistir no uso do brinco com substância que causa alergia pode piorar o quadro.

Passar base de unhas nos brincos pode evitar a alergia?

Passar base de unhas em bijuterias pode ser uma maneira de conservá-las e prevenir que descasquem ou escureçam, mas será que também pode evitar alergias?

Prof. Dr. Maurício Domingues Ferreira: Usar base de unhas nos brincos pode não ser eficiente para evitar a dermatite de contato alérgica. Logicamente que, ao cobrir o brinco com base de unha, de tal forma que não se tenha nenhum contato da pele com o níquel, a dermatite de contato não ocorrerá. Mas ainda existirá a possibilidade do individuo se tornar alérgico à própria base de unha, se ele tiver predisposição genética para isso.

Portanto, se a pessoa já apresentar sintomas de alergia ao usar brincos, a melhor solução é consultar um profissional para ter certeza qual é a substância causadora da alergia. É importante também certificar-se no momento da compra que o brinco não contenha as substâncias que causam alergia.

Que tipos de pedras os brincos podem ter?

brincos

 

Os brincos podem ser de vários matérias e os mais comuns são as pedras. Saiba mais sobre cada uma delas na lista abaixo:

  • Vidro: As pedras de vidro usadas nos brincos geralmente são feitas a partir de sílica e corantes, resultando no material conhecido como vidro murano. As vantagens desse material são a leveza, o preço e a disponibilidade em qualquer cor;
  • Resina: As pedras de resina, assim como as de vidro, também são feitas artificialmente e suas vantagens também são a leveza, a disponibilidade de cores e o preço;
  • Cristais Swarovski: Esses cristais também são feitos artificialmente. Seu valor e beleza estão precisão em que são cortados e lapidados. Os cristais Swarovski são conhecidos por sua aparência luminescente e atribuem sofisticação e brilho aos brincos;
  • Pedras naturais: As pedras naturais são todas quaisquer pedras encontradas na natureza. Podem ser usadas nos brincos em forma bruta ou lapidadas. Seu valor varia de acordo com a lapidação e cristalinidade;
  • Pedras preciosas: As pedras preciosas são também pedras naturais. A diferença está na lapidação, qualidade e raridade com que essa pedra é encontrada na natureza: “o que determina o valor da pedra é a pureza que essa gema (pedra) possui, quanto mais cristalina e sem ranhuras, mais cara”, comenta Flávia. “Portanto toda pedra preciosa é natural, mas nem toda pedra natural é preciosa”, finaliza a designer.

Como escolher o fecho ideal: vantagens e desvantagens

brincos

 

Existem variados tipos de fechos de brincos e escolher o ideal pode ajudar no conforto durante o uso do acessório. A designer Thereza Guimarães, responsável pela marca MH Acessórios e expositora da feira O Mercado, listou as vantagens e desvantagens de cada tipo de fecho. Confira abaixo:

De pressão

Vantagens: Como ele comprime o lóbulo da orelha, sustenta melhor o peso e o mantém mais firme. Além de não precisar de orelha furada.

Desvantagens: São mais fáceis para perda e pessoas alérgicas ou mesmo com nervoso da pressão tendem a tirá-lo no meio do período que pretendia usa-lo.

Tarraxa de metal

Vantagens: Cumpre bem o papel de sustentar um brinco com peso de leve a médio, além de não machucar a orelha.

Desvantagens: Para brincos pesados, escorrega com maior facilidade, assim como não serve para orelhas alargadas.

Tarraxa Soutien

Vantagens: Para orelhas flácidas, brincos pesados ou botões largos, ele sustenta o brinco sem deixar a orelha com aspecto de “derretido”.

Desvantagens: Para orelhas gordinhas o incomodo e pressão é maior, prendendo a circulação.

Gancho

Vantagens: Para pessoas com orelhas rasgadas e que usam alargadores, é possível usar brincos de todos os tamanhos sem transtornos.

Desvantagens: Maior risco de perda.

Encaixe

Vantagens: segurança na fixação, sem risco de perda.
Desvantagens: só funciona para brincos que envolvem a orelha (ex: argolas).

50 fotos de brincos para inspirar

Agora que você já sabe tudo sobre brincos e como usá-los, inspire-se nos mais lindos brincos das blogueiras e componha visuais lindos com o acessório.

brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos brincos

Fonte: Dicas de Mulher

Nome (*)

E-mail (*)

Telefone (*)

Endereço:

Cidade:

Sua mensagem