Praticidade é uma palavra que merece destaque em um guarda-roupa. Peças que ajudam a montar looks rapidamente e que, ao mesmo tempo, acrescentam um charme ao visual são essenciais para mulher. E é isso que a jardineira proporciona.
“A jardineira é uma peça que combina com momentos de lazer. Ela cria um ar jovem e descontraído”, complementa a consultora de imagem, Vivian Rochat. Para ela, a mulher que veste uma jardineira busca ficar à vontade.
A mulher que aposta na jardineira busca conforto e segurança. “Além de descontraída, a jardineira remete à jovialidade. Os acessórios são a chave do sucesso desta produção. Aposte em elementos como scarpin, colares e pulseiras”, reitera Vivian.
Aprenda a usar jardineira sem erro
Combinada com os acessórios e complementos certos, a jardineira é a peça ideal para criar um visual moderno e despojado. Veja a seguir a melhor forma de usar cada um dos tipos de jardineira e aprenda com as dicas da consultora de imagem.
Jardineira jeans
A jardineira jeans é a mais tradicional entre as diferentes peças existentes hoje. Seus modelos, sejam calças ou shorts, são joviais e casuais, perfeitos para serem usados durante o dia, conforme explica a consultora de imagem.
“Você pode usá-la da forma convencional ou com as alças desabotoadas. Uma ou as duas alças deixam o look ainda mais descontraído”, sugere Vivian. Aproveite também para brincar com a blusa de baixo e criar um visual interessante.
Jardineira preta
A jardineira preta é uma peça bastante versátil que pode ser combinada com diversas blusas e tops de várias cores. “Por ser uma peça mais sóbria, as jardineiras pretas podem ser feitas com tecidos de alfaiataria também, mas ainda continuam informais e não são aceitas no trabalho [empresas mais formais]”, informa a consultora.
Aposte no caimento mais justo e crie um visual minimalista com a peça. Também vale apostar em acessórios interessantes e poderosos que, além de ajudarem a incrementar, acrescentam estilo e personalidade ao look.
Jardineira estampada
A jardineira estampada pode ser uma boa alternativa para quem gosta de visuais mais descontraídos e divertidos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na hora de combinar a peça. “Por ser uma peça colorida, as opções de combinações ficam menores. Melhor combinar com cores neutras”, orienta Vivian.
“Aposte em jardineiras com tons fortes, elas ficam muito bem como ponto de luz e deixam o look super alegre”, opina a consultora. Misturar estampas também pode ser uma boa alternativa. Para isso, escolha estampas que tenham cores semelhantes. Floral com fundo escuro e listras em preto e branco são ótimas opções de combinação.
Jardineira colorida
Dias quentes e alegres são ideais para se vestir uma jardineira colorida. “Aposte em regatas mais soltas, tops, sapato baixo. Para um look mais sofisticado, recomendo camisas de seda e acessórios alegres”, aconselha Vivian.
Cores neutras podem ser ótimas para criar visuais mais sofisticados com a jardineira. Para isso, aposte no nude, bege e branco. Para as blusas, duas opções são certeiras: tom sobre tom, combinando tonalidades do mesmo grupo de cores, ou um look monocromático.
Jardineira de couro
A jardineira de couro é ótima para criar um visual rock’n roll, se essa for a sua intenção, a aposta é perfeita. Combine com blusas mais básicas, fazendo o combo preto e branco. Acessórios sofisticados e minimalistas deixam o look mais chique e moderno.
“A jardineira de couro é uma opção para poucos. Por ser uma peça característica do dia, usá-la na versão couro irá deixar a produção bem carregada”, reitera Vivian. Por isso, é preciso ter personalidade para usar a peça.
Lembre-se que ao optar pela peça em couro, o ideal é que eleja o material sintético em vez do natural, investindo assim em uma alternativa amiga dos animais e do meio ambiente.
Salopete: a jardineira de saias
Jardineira e salopete são duas peças bastante semelhantes. Ambas possuem alças e uma cava profunda na lateral. A diferença entre elas é que enquanto a jardineira tem sua parte de baixo em formato de shorts ou calça, a salopete tem em formato de saia. “As duas peças são clássicos dos anos 90 e estão voltando com tudo, mas a jardineira ainda é mais ‘usável’”, afirma Vivian.
Para combinar, valem as mesmas regras da jardineira, mas com as salopetes você pode criar um look mais romântico. Para os pés os sapatos baixos ficam lindos e românticos. Se preferir salto, escolha as espadrilhes”, detalha a consultora.
Fazer combinações com a jardineira e saber onde usá-la pode não ser uma tarefa tão fácil, mas, com as dicas práticas da consultora de imagem, até mesmo quem nunca usou a peça pode adotá-la sem medo.
Onde usar: jardineiras são peças despojadas e, por isso, devem ser usadas em ambientes informais. Tome cuidado quando quiser usá-la em seu ambiente de trabalho. Prefira as jardineiras de calça e invista em saltos e acessórios que deixarão o look mais formal.
Como deixar a jardineira mais sofisticada: “a maneira mais prática de deixar a jardineira mais sofisticada é usando um blazer ou casaco por cima da peça”, recomenda Vivian. Camisa ou blusa de seda também podem ajudar a deixar o visual mais chique.
Quem pode usar: toda mulher pode usar jardineiras. Para as mulheres que têm busto maior deve-se tomar cuidado, pois algumas jardineiras aumentam ainda mais a região. Mulheres com outros tipo físicos podem abusar da peça e usá-la da maneira que preferirem.
Qual modelo adotar: “Prefira sempre os modelos com caimento mais ajustado. Os muito largos dão ar de desarrumada”, instrui a consultora. Varie nos modelos conforme o seu estilo e a sua vontade.
Fonte:dicasdemulher