No passado, mais precisamente em meados do século XIX, o jeans era utilizado pelos mineradores devido a sua grande resistência. Nos anos 50, o tecido foi usado nas calças, que ganharam destaques em filmes da época e se transformaram em peça-símbolo de rebeldia. De lá para cá, surgiram diferentes modelos e tipos de lavagens do jeans, transformando-o de uniformes e símbolo rebelde à peças populares e até de luxo.
O jeans ganhou novos tipos de lavagens e modelagens, reinventando-se a cada estação nas coleções apresentadas pelas grifes. Os diferentes beneficiamentos pelos quais as peças de jeans passam durante o processo de confecção agregam valor ao produto final e podem dar um acabamento mais sofisticado à peça. Algumas roupas passam por dois ou três processos de beneficiamento diferentes para que fiquem com o resultado final esperado.
Beneficiamentos
Nesta etapa, as peças passam por um ou diferentes tipos de lavagens do jeans – algumas utilizam temperaturas altíssimas – e/ou outros tipos de acabamentos.
Stone Wash: este é o tipo mais comum de lavagem e consiste basicamente em jogar a peça em uma máquina de lavar junto com objetos ou produtos químicos que promovam o amaciamento da peça, bem como um leve desbotamento.
Delavé: neste processo de beneficiamento da peça, é adicionado na lavagem da roupa um alvejante químico que a deixa mais clara e macia.
Dirty Washed: para atingir este efeito, o jeans recebe dois tipos diferentes de corantes ou pode ser tingido rapidamente durante a etapa de beneficiamento.
Acid Washed: esse é um dos tipos de lavagens do jeans que deixa a roupa com aspecto de manchada e pode ser alcançada com uma lavagem feita pela combinação de pedras pomes e cloro.
Destroyed: esse tipo de lavagem é bem parecida com a stone wash, porém, a quantidade de enzimas utilizadas nesse processo é maior e chega a corroer pontos do jeans.
Resinado: este tipo de acabamento dá ao tecido o efeito semelhante ao couro e é obtido por meio da aplicação de um spray resinado com corante ou brilho. Depois do tingimento, a peça passa por um aquecimento de até 160ºC para que o tingimento faça a adesão ao tecido.
Bigode: feito manualmente, simula o efeito do tempo sobre a peça nos locais quem que sofre maior desgaste, como na altura dos quadris e dobras das articulações.
É claro que essas são apenas algumas opções de acabamento que podem ser dadas às peças de jeans. Existem muitos outros tipos de lavagem e beneficiamento pelos quais as peças podem passar, isso sem falar que a modernização leva a criação de novas possibilidades.
Fonte:audaces