A formatura é considerada um dos momentos mais especiais na vida de muita gente, e não é à toa: após anos de dedicação aos estudos, nada mais justo que encerrar este ciclo ao lado dos colegas e em uma cerimônia digna de todo o percurso necessário para chegar até essa realização. Tanto por isso, é absolutamente comum que as formandas fiquem ansiosas para a festa e tenham mil preocupações na cabeça, com medo de que alguma coisa não saia como planejado. Uma das maiores inquietações, claro, diz respeito à roupa que se vai usar no dia.
Qual o vestido mais adequado? Qual o comprimento apropriado? O que os convidados devem usar? São alguns dos questionamentos mais comuns e que acabam atormentando a grande maioria das formandas.
As tendências e a enorme variedade de estilos e modelos disponíveis no mercado hoje em dia são os grandes responsáveis por gerar grande parte dessas dúvidas. Por isso, conhecer melhor cada uma das opções e as possibilidades de combinações de cada uma é um bom ponto de partida para a escolha do vestido perfeito para uma festa de formatura.
Vestidos clássicosOs modelos de vestidos mais tradicionais para formaturas são os mais sofisticados, preferencialmente longos, “lisos com drapeados, faixas ou broches de cristal”, exemplifica a consultora de imagem Fê Bastos.
Em combinação com trajes mais sofisticados, o ideal é escolher bolsas pequenas com alça de corrente ou clutches, “feitas de tecidos nobres (cetim, veludo alemão, tapeçaria), bordadas, enfeitadas com contas ou miçangas”, indica a especialista. O cuidado deve ser para harmonizar a peça com o restante da produção.
Vestidos bordados“Para as formandas, normalmente são indicados modelos com bordado de miçangas, canutilhos ou mesmo paetês”, diz a profissional. A preferência por peças mais elaboradas, feitas em tecidos nobres e com mais detalhes, vem da necessidade de criar uma distinção entre formandas e convidadas, que geralmente optam por vestidos curtos ou longuete.
Vestidos com transparênciasOs vestidos com transparências costumam conferir um ar de ousadia e sensualidade à produção. Modelos com esses detalhes podem ser usados tanto por formandas quanto por convidadas, mas é preciso ter cuidado para que o estilo combine tanto com a personalidade da mulher quanto com os acessórios escolhidos, que, conforme explica Fê Bastos, “devem ser brilhantes, de metal, com pedras, brilhos e cristais”.
Vestidos curtosÉ comum que o comprimento dos vestidos seja definido pela comissão de formatura, de modo que um padrão seja criado para as fotografias da festa, mas se esse não for o caso, a formanda pode optar por um modelo longuete, “desde que seja bem sofisticado”
Fonte/dicasdemulher