Quando o assunto é customização de roupas a palavra que logo vêm à mente é exclusividade. Customizar uma peça é realizar alguma intervenção na aparência original da mesma e torná-la em algum aspecto única e personalizada para você.
Além da principal vantagem da customização de gerar roupas exclusivas, um outro benefício é poder reinventar uma peça que não está mais em uso, modernizá-la ou até transformá-la em uma outra peça.
Para isso, existem inúmeras técnicas de customização, desde as mais complexas (que envolvem habilidades de costura) até as mais simples (como apenas dobrar a peça de um jeito diferente), mas com criatividade e paciência é possível unir ideias, combinar materiais e assim criar novas formas de personalizar suas roupas sem muita complicação.
Confira ideias e tutoriais fáceis para customizar suas camisetas e deixá-las com uma cara nova sem sair de casa e sem muito trabalho.
Materiais que você pode usar na customização
Assim como existem diversas formas de customizar suas roupas, existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados no processo: tachas, botões, paetês, tecidos e muito mais.
Cada técnica tem sua lista de material específica, mas alguns materiais são bastante recorrentes na hora de personalizar peças. Saiba quais são os principais itens para realizar uma customização:
Tesoura
Tinta e cola para tecido
Pincel
Lápis
Moldes de papel
Linha e agulha
5 ideias de customização de camisetas
A variedade de técnicas de customização é enorme, portanto é uma prática que pode ser adotada por mulheres de diferentes estilos e idades. Confira algumas opções para customizar suas camiseta e escolha a que mais combina com você para testar em casa.
1. Decotes nas costas
Uma ótima maneira de renovar a aparências de suas camisetas é transformá-las em outros modelos de blusa. Aqui, a ideia é realizar algum recorte na parte de trás da camiseta. Para isso você vai precisar apenas da camiseta a ser customizada e uma tesoura (caso queira realizar marcações para o corte, use um lápis).
Algumas opções de decotes nas costas: recortar uma cava profunda e oval, imitando o decote de um body, fazer um recorte formando uma abertura na parte inferior da blusa ou ainda criar algum desenho com os recortes (corações, caveiras, cruzes).
2. Franjas
Ainda seguindo a linha simples de customização “camiseta+tesoura”, é possível modernizar a peça criando franjas em suas extremidades (mangas e barra). Existem as franjas simples, franjas trançadas, mais elaborada e uma ótima opção para customizar abadás ou produzir top croppeds e as “franjas presas” nas costas ou na lateral que criam uma transparência interessante.
3. Cavas e outras opções de corte
Fonte/dicasdemulher