Blusas de cetim: como usá-las em vários estilos de look

Blusas de cetim: como usá-las em vários estilos de look

150 150 admin

Se antes as blusas de cetim estavam relegadas a looks de trabalho e eventos sociais, a moda agora é usar looks com este tecido em eventos mais informais e casuais. Para dar o toque informal tão desejado, a combinação com peças em outros tecidos permite que o look se torne despojado mas sem perder a graciosidade e leveza.

Segundo a consultora de imagem e estilo, Renata Corsetti, o cetim possui um caimento próprio e o que vai determinar se a peça é indicada para o ambiente profissional ou para eventos informais é a matéria-prima com o qual foi feito. “Os cetins mais simples devem ser usados em ocasiões mais informais, enquanto o cetim mais sofisticado pede uma ocasião especial. Mas o brilho do tecido não limita a ocasião, pode ser usado a qualquer hora e em qualquer lugar”, pondera Renata.

Por ser uma peça que irá permanecer no guarda-roupa independentemente da moda da época, a consultora considera o investimento em um cetim de boa qualidade uma escolha acertada. O Cetim Boucol e o Duchese são os tecidos considerados mais nobres, dentre as várias matérias-primas existentes.

Quem pode usar?

Por ser um tecido que marca muito o corpo, as mulheres devem ter cuidado redobrado na hora de escolher a peça de cetim. Ainda de acordo com a consultora, a forma do corpo fica mais aparente com a peça, portanto é preciso cuidado. “O tamanho da peça tem que estar correto, já que o cetim é um tecido fluído, então se ficar muito apertado, vai comprometer o caimento”, revela.

E para que o caimento da peça seja perfeito, levar o tecido para que uma costureira faça a roupa sob medida é uma opção excelente. No entanto, o cuidado permanece: “Não pode esquecer que a qualidade do tecido e da costureira é importante para o resultado satisfatório”, relembra Renata. A consultora dá ainda outra dica na hora de escolher a peça: “Cortes em A são ótimas opções para peças de cetim e marcam menos”.

Como usar blusas de cetim

Muito confortável, as peças de cetim vem logo à mente quando se pensa em leveza. No entanto, Renata alerta que nem todos os cetins são tão leves assim para os dias de verão. “Cetim é sem dúvida um tecido macio. Mas se for de má qualidade ou muito encorpado, impede a transpiração, então não é aconselhado para dias muito quentes”, revela a consultora. Por ter uma densidade de fios elevada, o que impede a visão por entre as tramas, o cetim não é um tecido transparente e por isso está mais do que liberado para ambientes de trabalho.

Como o cetim é uma peça normalmente mais brilhante e por isso chamativa, é importante manter-se atenta ao equilíbrio entre as peças. “Cetins com muito brilho pedem peças mais neutras, mas podem ser misturados com outros tipos de tecido sem nenhum problema”, ressalta Renata.

Com relação às cores das peças de cetim, está permitido ousar: “Pode tudo. O tecido existe nas mais variadas cores. O ideal é usar as cores determinadas em sua cartela cromática (feita com uma análise cromática) para que as cores valorizem seu tom de pele”, afirma a consultora.

Confira ideias de como combinar blusas de cetim em diversos estilos.

Look 1

cetim

Look 2

cetim

Nome (*)

E-mail (*)

Telefone (*)

Endereço:

Cidade:

Sua mensagem