O homem inspirou, a mulher aperfeiçoou”. Esse e o mantra do projeto Flannel Foxes, um site que se dedica ao estilo tomboy de uma forma inusitada. O mantra é literal: elas pegam fotos de homens super estilosos e copiam o look quase que impecavelmente – aperfeiçoando do jeitinho delas.
O resultado são fotos incríveis de looks com camisas jeans, camisas xadrezes de flanela, coletes, ternos, toucas, coturnos, blusas de lã e tudo o que elas conseguem roubar do guarda roupa masculino que possa vestir elas com muito estilo.
O estilo tomboy, que já teve suas aparições ao longo da história da moda, ganhou importância nos últimos anos por conta da androginia, já que as barreiras entre gêneros estão praticamente sendo extintas em muitos aspectos.
Linha do tempo do estilo Tomboy
A moda de trazer para o feminino peças clássicas do estilo masculino surgiu principalmente com a estilista Chanel que começou a introduzir a alfaiataria nas produções femininas em 1920. Chanel, se inspirava nas peças masculinas para elaborar looks confortáveis para as mulheres e ao mesmo tempo para quebrar os paradigmas da época.
Lembrando que em 1914 teve a Primeira Guerra Mundial, período em que muitas mulheres foram obrigadas a começar a trabalhar, o que desencadeou enorme reflexo no vestuário da época que teve que se adaptar aos novos tempos.
Já na década de 1930, Marlene Dietrich também ousou, alcançando a fama ao criar looks boyish e nos anos 50 o estilo Rockbilly chegou trazendo as calças cigarretes, mas foi nos anos 60 que surgiram os primeiros smokings femininos graças a Yves Sant Laurent.
O estilo TomBoy também está entre as tendências para as próximas estações, como mostra o desfile do estilista Jean Paul Gaultier, que trouxe a androginia, entre os temas trabalhados em seu desfile Spring 2015, que será referência para nosso Verão 2016.
fonte:fashionbubble