Comprar um simples terno para o trabalho ou mesmo para ocasiões especiais não é uma tarefa fácil.
Existem particularidades em relação às roupas formais, como tipo de corte, gola e até mesmo em relação às mangas, o que muitas vezes causam dúvidas na hora da compra.
Pelo menos uma vez na vida você teve ou terá que usar um terno. Essa é uma peça do vestuário masculino que transmite elegância e transparece seu estilo (clássico , moderno ou tradicional).
Aqui vão algumas dicas e curiosidades na hora de se vestir com elegância.
Dica 1 corte do terno:
A primeira coisa a saber é diferenciar o corte slim do tradicional. No corte tradicional o paletó é reto e as calças fogem levemente das pernas. Já o terno slim, A silhueta fica definida no paletó acinturado e nas calças ajustadas. O corte é rente ao corpo, o que não é sinônimo de apertado. Favorece o biotipo mais magro (alto e baixo).
Corte Italiano:
O corte italiano é uma boa opção para quem gosta de peças mais ajustadas no corpo e com modelagem slim. Seguindo a personalidade sofisticada do homem italiano o terno é acinturado, tem as mangas mais estreitas, justo no peito e com ombros bem estruturados. A calça tem o cós mais baixo e é ajustada na coxa e o paletó não tem bolsos e nem fenda na parte de trás.
Corte Inglês:
A maior nesse corte são as duas fendas na parte de trás que eram muito funcionais para os homens de Londres andarem a cavalo sem preocupação com o traje. Essa modelagem também é mais tradicional e tem o corte mais solto no corpo, uma ótima opção para quem está acima do peso ou prefere peças que não marquem tanto o corpo.
Os bolsos do paletó possuem abas, os ombros não são tão estruturados como o corte italiano, deixando a silhueta do homem mais natural.
Corte Americano:
O corte Americano é o mais comum, pelo menos aqui no Brasil, por ter a modelagem mais clássica e moderada. Ele não é tão acinturado como o italiano mas também não e solto como o inglês, por exemplo.
O americano tem uma fenda na parte de trás do paletó, os ombros são levemente estruturados e o caimento é mais reto do que slim.
Lembrando que qualquer desses cortes podem ter sua versão slim fit, que segue as mesmas características tradicionais das modelagens mas é um pouco mais ajustada no corpo como a personalidade slim pede.
Dica 2 as meias
As calças devem cair sobre os sapatos o suficiente para cobrir as meias quando se está de pé. O comprimento com o sapato social não pode deixar as meias aparecendo quando você anda e nem arrastar no chão. As bainhas devem ter um mínimo de cinco centímetros para bainha comum e o dobro para bainhas inglesas também chamadas de italianas
Tenha certeza de que as meias sejam longas o suficiente para que as suas pernas não fiquem expostas quando você estiver sentado.
Dica 3 Diferença entre Terno e Costume
Terno e o costume ainda causam dúvidas quanto ao seu significado correto.
A palavra terno significa um conjunto de três coisas. Tudo bem que no dia-dia a gente acaba chamando assim o conjunto de calça e paletó, mas está incorreto. Na alfaiataria, o conjunto de paletó + calça + colete, que perfaz três peças, é chamado de Terno!
Já a dupla paletó + calça é chamada de Costume. Lembre-se que este conjunto deve obrigatoriamente ser confeccionado do mesmo tecido e, se for o caso, ter a mesma padronagem.